As férias escolares são a época perfeita para descansar e curtir com a família. Também são ideais para cair na estrada e, se for uma viagem com pet, melhor ainda.
Porém, ao decidir levar o animalzinho, é importante entender que tirá-lo do ambiente em que ele está acostumado, bem como da sua rotina, demanda alguns cuidados.
Preparação para a viagem com pet
Ao começar os preparativos para a viagem com pet é imprescindível escolher um local adequado para ele – e onde ele seja bem-vindo. Pode ser praia, campo ou cidade e hotel, pousada, resort ou casa.
A partir daí, vale se informar se haverá a presença de outros animais e quais doenças são endêmicas na região. Assim, você já partirá preparado.
Antes do passeio, também é fundamental passar por uma consulta com o médico-veterinário para que ele avalie a condição de saúde do bichinho e verifique se é preciso solicitar algum exame, administrar alguma vacina e atualizar os programas de vermifugação e controle de pulgas e carrapatos.
Na conversa, o especialista ainda poderá fornecer ao tutor informações sobre prevenção de zoonoses, alertas sobre mudanças de comportamento e indicar o que fazer em caso de problemas.
Ainda em se tratando da preparação para a viagem com pet, não esqueça de já separar a carteira de vacinação, pois ela pode ser solicitada por policiais rodoviários e pelos funcionários da hospedagem.
Leia mais: Viagem de avião com pet
Cuidados durante o passeio
Chegou o grande dia da viagem com pet. No carro, o bichinho deve ser transportado em uma caixa especial ou, se for cão, pode usar um cinto de segurança próprio para a espécie.
É preciso deixar claro que levar o animal solto, além de perigoso, é proibido por lei, sendo passível de multa e perda de pontos na carteira de habilitação.
Para garantir mais conforto ao pet durante o passeio, faça algumas paradas para ele beber água, fazer as necessidades e dar uma voltinha.
E, se por ventura ele enjoar nas viagens de carro, dê alguma medicação – indicada pelo veterinário – antes de sair de casa.
Para aproveitar melhor o destino
Mesmo durante as férias, a recomendação é não alterar a rotina alimentar e a dieta do animal. Isso evitará quaisquer alterações fisiológicas e comportamentais.
Para o bichinho ficar mais à vontade e se adaptar mais rapidamente ao novo local, leve a sua caminha ou casinha e os demais acessórios que ele utiliza diariamente (comedouro, bebedouro, brinquedos etc.).
Por fim, dê bastante atenção e carinho ao animal. Seguindo essas dicas, certeza que a família toda – incluindo o pet – terá ótimas férias e retornará para o lar mais feliz e realizada.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal