Diversas pesquisas realizadas mundo a fora já confirmaram os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental.
Com a ajuda deles é possível, por exemplo, amenizar a solidão, melhorar a autoestima e combater o estresse e até transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
E neste Setembro Amarelo, mês em que se realiza a campanha de prevenção ao suicídio, a importância dos pets para a saúde mental fica ainda mais evidente.
Benefícios dos animais de estimação para a saúde mental
A presença de um pet em casa garante melhoras mentais notórias aos seus tutores. Só de tê-los por perto as pessoas conseguem relaxar e se acalmar, melhorar o humor e diminuir os níveis de ansiedade.
O convívio com o bichinho também ajuda a lidar de forma mais tranquila e saudável com os períodos mais difíceis da vida.
Afinal, quem não fica feliz ao chegar em casa, após um dia cansativo, seja por razões profissionais ou pessoais, e ser recebido por um animalzinho? É só ele se aproximar pedindo atenção e dando carinho que os problemas são deixados um pouco de lado.
E tem mais benefícios dos animais de estimação para a saúde mental: ao acariciá-los, nosso organismo libera neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como serotonina e noradrenalina, e reduz os hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina
Relação com os pets é baseada em amor e afeto
Ter um animal de estimação por perto também ajuda a melhorar a autoestima, já que seus donos acabam sendo mais sociáveis, menos sedentários e, consequentemente, mais saudáveis.
Fora isso, para os pets não importa se a pessoa é alta, baixa, gorda, magra, feia ou bonita. Eles amam de qualquer forma, sem críticas ou julgamentos.
A relação com eles é baseada simplesmente no amor e no afeto e ainda traz menos riscos emocionais e exigências.
De forma geral, os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental se devem ao fato de eles aumentarem a nossa capacidade de amar, proporcionando trocas de carinho, estimulando hábitos de vida mais saudáveis e novas relações sociais e ajudando a desviar o foco da dor.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal