Quando amamos um bichinho, não queremos pensar e nem falar sobre a sua partida. Mas, infelizmente, esse momento vai chegar. E, quando isso acontecer, é importante saber como lidar com o luto após a morte do pet.
Elaboramos esse texto para te ajudar a enfrentar essa hora tão temida e difícil – tanto quanto quando perdemos uma pessoa amada.
O que é o luto
O luto é um conjunto de reações naturais a perdas importantes. Ele se inicia no momento da despedida e termina com a elaboração do sofrimento e o retorno à vida normal.
É algo que faz parte da nossa capacidade de superação, mas que é vivido e sentido de forma diferente para cada pessoa. Tem aquelas que sofrem mais ou menos intensamente e as que convivem com a dor por mais ou menos tempo.
A seguir, confira algumas orientações que podem te auxiliar a lidar com esse momento tão delicado.
Saiba como lidar com o luto após a morte do pet
Respeite o seu sofrimento
Não tente reprimir ou invalidar o que está sentindo. Respeite esse momento e deixe que a dor e a tristeza aflorem. Se permita chorar e sentir saudade.
Compartilhe a dor com quem ama
Busque ficar perto das pessoas que ama e se abra com elas; não tenha medo de revelar o que se sente. Ter em quem se apoiar nessas horas é muito importante. Caso conheça alguém que já passou pelo que está passando, contate essa pessoal e compartilhe sua dor com ela.
Faça um ritual de despedida ou homenagem
Um ritual de despedida pode ajudar a lidar melhor com a perda, mas escolha algo que faz sentido para você. Por exemplo, uma cerimônia de cremação pet. Depois, você pode espalhar as cinzas em um local que o animal gostava muito. Outra sugestão é plantar uma árvore em homenagem ao bichinho ou até mesmo fazer uma joia a partir das suas cinzas.
Não se culpe
Quando o pet morre, é normal ter pensamentos como “deveria ter levado ao veterinário antes” ou “poderia ter cuidado melhor”. Mas não deixe que esse tipo de ideia cresça e ocupe a sua cabeça, caso contrário, você se sentirá pior e será ainda mais difícil superar a perda.
Procure ajude
Caso perceba que não está sabendo como lidar com o luto após a morte do pet, busque a ajuda de um médico ou psicólogo. Alguns sinais que indicam que você precisa desse auxílio são ter crises de ansiedade, não ter mais vontade de se relacionar com as pessoas e sentir uma tristeza constante.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal