Saber como cuidar de aves domésticas é obrigatório para quem quer adotar ou comprar este tipo de animal.
No Brasil, dentre as espécies permitidas para se ter em casa estão calopsita, canário, periquito e manon.
Em se tratando de aves silvestres (espécies nativas do país) e exóticas (espécies não naturais do país) – como papagaio e cacatua, respectivamente –, elas só podem viver em residências com autorização dos órgãos ambientais e se forem provenientes de criadouros certificados.
Cuidar de aves domésticas começa antes da compra ou adoção
Atualmente, existem nos lares brasileiros aproximadamente 40 milhões de aves. Esses animais, assim como cachorros e gatos, também precisam de cuidados, E eles começam antes mesmo da compra ou adoção.
Ao decidir ter um pássaro, jamais o retire da natureza. O que você deve fazer é buscar um criador legalizado ou ONG. Também é importante exigir o certificado de origem do bichinho.
Junto a isso, é fundamental pesquisar sobre a espécie escolhida. Avalie os seus hábitos, necessidades e comportamento e assegure-se de que eles se encaixam na sua rotina.
Como cuidar de aves domésticas em casa
Uma vez em casa, ofereça ao pet um ambiente agradável, livre de estresse, e providencie bebedouro, comedouro e uma gaiola confortável e de acordo com o seu tamanho e características.
A gaiola deve ficar em local seguro e tranquilo, onde não ocorram mudanças de temperatura, não haja umidade e nem sons altos.
O bichinho também precisará de brinquedos apropriados. Eles o ajudarão a se entreter, não ficar entediado e a ter uma melhor qualidade de vida.
Em relação à alimentação, só ofereça ao animal aquilo que ele pode comer. O médico-veterinário pode te auxiliar nisso. Ele também indicará as quantidades ideais e os demais cuidados que você deve ter ao longo de toda a vida da ave.
A higiene é mais um ponto importante. Sendo assim, limpe a gaiola com frequência e os demais espaços que ela tem acesso. E só utilize produtos específicos para esta finalidade.
Dar atenção e interagir, proporcionar banhos de sol e fazer visitas regulares ao médico-veterinário são mais algumas recomendações para que a ave doméstica se mantenha sempre saudável e feliz.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal