Deseja ter uma chinchila como animal de estimação? Então leia este post com bastante atenção. Nele, explicamos quais cuidados são necessários para que o bichinho tenha uma vida feliz e saudável.
Características da chinchila
A chinchila é uma espécie de roedor da família Chinchillidae. Ela costuma ser tranquila, simpática, comportada e de temperamento dócil, o que a torna um ótimo animal de estimação.
Originária da América do Sul, foi domesticada na década de 1920 e, atualmente, quase não é mais encontrada na natureza.
O que mais chama a atenção neste animalzinho é a sua pelagem densa, super sedosa e que pode variar em mais de 30 tonalidades.
Outras de suas características são pesar menos de 1 quilo e medir no máximo 35 centímetros. A expectativa de vida varia entre 10 e 20 anos.
Além disso, é importante salientar que se trata de um pet bem ativo, o que significa que ele precisa praticar exercício, e que gosta de interagir com os tutores e tem hábitos noturnos.
Cuidados com a chinchila
A chinchila como animal de estimação precisa de alguns cuidados. O primeiro deles diz respeito ao local onde ela irá viver.
O ideal é que seja uma gaiola bem espaçosa e com obstáculos e brinquedos para que possa se entreter e se exercitar. Outra recomendação é instalar essa moradia em uma área tranquila e longe do sol e do vento.
Em relação à alimentação, deve ser específica para esta espécie, que é herbívora. No mercado, há rações próprias. E a dica aqui é conversar com o médico-veterinário para que ele faça a melhor indicação.
Mais um ponto a se ficar atento é com os dentes. Como eles crescem sem parar ao longo da vida, têm de ser desgastados. Por isso, chinchila deve sempre ter disponível objetos e alimentos para roer.
Higiene e interação são importantes
Quando o assunto é higiene, a chinchila tende a ficar estressada em ambientes sujos, então, é fundamental manter a sua gaiola sempre limpa.
Sobre banhos, ela nunca deve ser colocada na água. Os motivos são dois: não lida bem com umidade e sua pelagem, por ser bastante densa e sensível, demora muito para secar.
O certo, para limpá-la, é promover um banho a seco, com um pó específico que elimina a oleosidade e higieniza a pele e os pelos. Mas, atenção, esse composto, vendido em petshops, deve ser aplicado no máximo uma vez por semana.
A interação também é bem importante para este pet, por isso, retire-o da gaiola em alguns momentos do dia para brincar com ele. E enriqueça o seu ambiente com brinquedos e outros acessórios adequados.
Por fim, é fundamental levar a chinchila ao veterinário com frequência, para que ele acompanhe o seu desenvolvimento e identifique qualquer problema de saúde o quanto antes.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal