O câncer de próstata em pets pode não ser tão frequente quanto em humanos, mas ainda assim é uma condição que precisa de toda a atenção.
Aproveitando a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os donos sobre a doença, preparamos este post especial. Nele, explicamos melhor o problema e destacamos a importância do diagnóstico precoce.
Câncer de próstata em pets
Assim como nos humanos, o câncer em animais é caracterizado pelo crescimento desordenado de células, capazes de invadir tecidos e órgãos.
Segundo especialistas, a causa deste processo é multifatorial, incluindo componentes genéticos, nutricionais, ambientais, exposição hormonal, idade avançada, sobrepeso e obesidade.
No caso do câncer de próstata, ele acontece quando a próstata (glândula do sistema reprodutivo do macho, localizada na cavidade pélvica) aumenta de tamanho.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a doença incide com mais frequência nos cães do que nos gatos e em animais a partir de 6 ou 7 anos de idade.
Sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata
Os principais sintomas do câncer de próstata em pets são:
- Urinar várias vezes em pequenas quantidades
- Presença de sangue na urina
- Fezes no formato de fita ou esmagadas
- Apatia
- Perda de apetite
- Retenção de fezes e urina
- Infecções urinárias frequentes
Se o animal começar a apresentar esses sinais, a recomendação é procurar imediatamente o médico-veterinário, afinal, quanto mais precocemente for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de sucesso.
A detectação se a próstata está aumentada e se o tumor é maligno ou não é feita por meio de exames de sangue, urina, raio-x, toque retal e biópsia.
Uma vez confirmado o câncer, o tratamento pode incluir cirurgia e quimioterapia. Nos casos em que a doença é descoberta em estágio avançado, quando já há ocorrência de metástases, a solução, no geral, é o uso de medicamentos que visam dar conforto ao bichinho.
Exames preventivos são importantes
Como o câncer de próstata em pets é extremamente grave e pode avançar de forma bem rápida, é imprescindível que os tutores levem seus bichinhos ao médico-veterinário com regularidade para a realização de exames preventivos de sangue e imagem.
Além disso, é de suma importância garantir ao cão ou gato uma vida o mais saudável possível. Isso inclui alimentação balanceada e prática frequente de atividade física.
Por fim, fique atento à castração, já que estudos mostram que animais que passaram pelo procedimento têm menos chance de desenvolver o câncer de próstata,
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal