Está pensando em ter um roedor como bichinho de estimação? Pois neste post te explicamos como cuidar do porquinho da Índia.
Trata-se de uma espécie de temperamento amigável, bastante simpática e que convive muito bem com os humanos.
E uma curiosidade: apesar de ser chamado de porquinho, este pet não tem nada de suíno. Ele, como adiantamos, é um roedor, parente próximo da capivara e do preá.
Além disso, diferentemente do que o seu nome também indica, não é originário da Índia, e sim da América do Sul.
Características do porquinho da Índia
Antes de comprar ou adotar um porquinho da Índia, é preciso conhecer melhor as suas características.
Esses animaizinhos, considerados exóticos, são naturalmente assustados. Contudo, quando socializados, se tornam super carinhosos e companheiros.
O importante é ter um pouco de paciência até que eles se sintam à vontade no novo lar e confiem nos tutores.
Existem várias raças de porquinhos da Índia, e a principal diferenças entre elas é a pelagem – pode ser curta, média ou longa e em diversas tonalidades.
Quando adultos, eles medem entre 20 e 25 centímetros e pesam cerca de 1 kg. A sua expectativa de vida é de cerca de 6 anos.
Como cuidar do porquinho da Índia
Os cuidados com o porquinho da Índia começam na escolha do local onde ele irá viver.
O ideal é que sejam colocados em uma gaiola ou casinha espaçosa, segura e confortável. Ela, de preferência deve ser na horizontal, ter piso liso e sólidos, para não machucar as patinhas, e ser forrada com serragem e feno.
Mas saiba que os pets também precisam passar um tempo solto, inclusive ao ar livre, para se exercitarem, brincarem e gastarem energia. Só é necessário ter cuidado com o calor, pois eles são bastante sensíveis a altas temperaturas.
Na natureza, essa espécie costuma viver em tocas, então, vale espalhar algumas, assim como túneis e rampas, nos ambientes em que irá circular – os acessórios são encontrados em pet shop.
Quando o assunto é alimentação, o mais indicado a fazer é procurar um médico-veterinário para que ele determine a dieta ideal.
Contudo, por ser um animal herbívoro, o porquinho da Índia pode comer verduras, legumes e frutas. Hoje em dia, também há rações específicas para a espécie.
Outros cuidados
Um ponto fundamental nos cuidados com o bichinho são os dentes, pois eles nunca param de crescer.
Sendo assim, para garantir que se mantenham em um tamanho adequado, é preciso oferecer objetos e alimentos que promovam o seu desgaste.
Por fim, fique atento à higiene, tanto do animal quanto do ambiente. De modo geral, os porquinhos da Índia são bem limpinhos. Fazem as necessidades sempre no mesmo local – e elas devem ser recolhidas todos os dias – e se limpam sozinhos, como os gatos.
Contudo, vale dar uma mão para os que têm pelo longo. A recomendação é escová-los com frequência para remover sujeiras e pelos mortos e até mesmo fazer tosas higiênicas, a fim de evitar que se sujem com fezes e urina.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal