Levante a mão quem nunca cedeu ao olhar pidão do pet na hora das refeições, lhe dando um pedaço do que está comendo. Mas você sabia que isso pode ser muito perigoso?
O fato é que existem muitos alimentos proibidos para cães e gatos. Por não terem as mesmas necessidades nutricionais e metabólicas que nós, humanos, isso faz com que vários itens sejam inadequados para eles.
E são muitos os danos que podem causar. Desde diarreia, vômito, apatia e dor abdominal até distúrbios gastrointestinais, digestivos e renais.
Em casos mais graves, o animal ainda pode ter convulsão e até vir a óbito.
Saiba quais são os alimentos proibidos para cães e gatos
A lista de alimentos proibidos para cães e gatos é grande. Confira, a seguir, alguns dos mais importantes:
- Cebola e alho
- Chocolate
- Uva
- Açúcar
- Abacate
- Leite e produtos lácteos
- Cafeína
- Produtos enlatados
Cebola e alho
Esses alimentos contêm alicina, substância que pode provocar anemia e destruir os glóbulos vermelhos. Além disso, há o risco de agredirem o estômago e causarem gastrite.
Chocolate
O chocolate é altamente tóxico para os animais. Isso porque possui dois tipos de metilxantinas, a teobromina e a cafeína. São substâncias que os pets não são capazes de metabolizar e que podem levar à morte.
Uva
Outro veneno para cães e gatos é a uva, inclusive a passa. Ela, assim como o chocolate, é tóxica e pode comprometer seriamente os rins.
Açúcar
O açúcar pode provocar diversos problemas de saúde, sendo os principais a obesidade e o diabetes.
Abacate
O abacate possui persina, uma toxina fúngica tóxica, principalmente para o tecido do miocárdico. Além disso, é uma fruta com alto teor de gordura. Sendo assim, há risco de o animal desenvolver pancreatite (inflamação do pâncreas).
Leite e produtos lácteos
Apesar de não ser o ideal, muitas vezes os cães e os gatos filhotes consomem leite de vaca. Mas depois que crescem, eles devem passar bem longe do alimento e também dos seus derivados, como queijo e iogurte. O fato é que os animais adultos normalmente são intolerantes à lactose.
Cafeína
A cafeína estimula o sistema nervoso central e pode provocar hiperatividade e acelerar o coração.
Produtos enlatados
No geral, esse tipo de produto contém alta quantidade de sódio. Muitos deles ainda são temperados, o que é ruim para o organismo dos bichinhos.
O que fazer se o pet consumir algum alimento proibido
Se o seu bichinho consumiu algum destes alimentos proibidos, a dica é observar. Geralmente, os sintomas aparecem poucas horas depois. E, se isso acontecer, procure rapidamente o médico-veterinário.
Entre os sinais de que algo está errado estão irritação, dores, transtornos gástricos e respiração e/ou batimentos cardíacos alterados.
Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal