https://petassistencia.com.br/345352076480729

Pet não é brinquedo: dicas para uma posse responsável

Os reais benefícios do relacionamento entre crianças e animais são cada dia mais difundidos no país. Soma-se ao amor e apreço que os brasileiros têm historicamente por gatos e cães, pesquisas que materializam os ganhos dessa interação. Recentemente, um estudo divulgado pela Universidade de Cambridge e conduzido em colaboração com o Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM™ mostrou que os animais de estimação têm grande influência no desenvolvimento da criança e impacto positivo nas habilidades sociais e bem-estar emocional. Veja alguns pontos da pesquisa:

Com a proximidade do Dia das Crianças, é muito comum que os pequenos peçam aos pais um pet de presente. Apesar da interação entre crianças e animais de estimação ser bastante positiva e estimulada, os pais devem estar atentos a algumas questões relacionadas à posse responsável. Gatos e cães não são brinquedos e exigem compromissos de longo prazo. Há quem esqueça que cuidar de um pet exige tempo para levá-lo para passear, para visitas regulares ao médico veterinário, assim como limpar cocô e xixi – infelizmente, muitas vezes esses são os motivos para que sejam abandonados ou devolvidos aos abrigos.

Por isso, antes de ceder aos desejos das crianças é preciso ficar atento a algumas responsabilidades. Confira 10 dicas essenciais para uma posse responsável:

1) Quanto menor é a casa, menor deve ser o cão. Cachorros grandes, em um ambiente pequeno, podem ter problemas de adaptação.

2) Antes de adquirir um animal, importante considerar o tempo médio de vida que é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Não faça nada por impulso.

3) Antes de adotar ou adquirir, pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida e perfil.

4) Caso você já tenha outros cães em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência.

5) Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. E na hora do passeio, leve-o com uma coleira ou guia.

6) Evite as crias indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

7) Cachorro precisa de alimentação de qualidade e muita água fresca e limpa.

8) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao Médico-Veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.

9) Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

10) O Brasil tem milhões de cães abandonados. Esqueça o mito característico da adoção: pets adultos se adaptam com facilidade às mudanças.

*As dicas são doPrograma PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, que muda a realidade de cães abandonados por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa da adoção e do apoio a abrigos.

Com atenção a todas essas questões e o envolvimento de toda a família, trazer um novo pet para casa proporcionará uma vida cheia de alegria e companhia para toda a vida!

PUBLICAÇÕES RECENTES

Cuidados com os pets na primavera
Cuidados PET

Cuidados com os pets na primavera

Quer saber quais são os cuidados com os pets na primavera? Então acompanhe este post. Te damos todas as dicas. Estação aumenta casos de alergia e intoxicação A estação das

Leia Mais + »